Produção e venda de frutas frescas, polpas, geleias, sorvetes, sorbet (quando é só fruta e é “bem vendido”), chutney (Molho agridoce apreciado pelos mestres culinários), doces em calda, cristalizados, frozen etc…
Temos na região uma das melhores mangas de sabor do Brasil, se não a melhor. “Carlotinha”
“Ubá”, “Manguita”, etc… varia o nome conforme a região. As selecionadas TOP podem ser embaladas e vendidas por muito mais que uma venda a granel.
Além de excelente sabor: Uma das poucas que tem pouca exploração comercial, e o mercado gosta de novidades e mais, tem o tamanho ideal para consumo sem desperdício.
Ex: A Bela Ischia, marca de sucos conhecida na região, começou a fábrica de sucos com a plantação de 3.000 pés desta espécie em Astolfo Dutra, MG.

Observem as distancias dos maiores produtores ao Rio de Janeiro.
Areal, nossa vizinha, foi denominada por Lei Municipal e Estadual, a “Capital da Uva” e com isso está atraindo investimentos em turismo, condomínios, restaurantes e outros.
Existe uma tendência de especulação imobiliária de Itaipava em uma linha por Secretario, Sebollas e outra vertente por Areal. Se nos preparamos, podemos pegar carona desenvolvendo a nossa região e gerando trabalho e valorização.
Vamos ficar pra trás ou vamos pegar carona com nossos vizinhos? É bom para para todos!!!
Podemos ser a “Cidade da Manga” – Natural, ecologicamente correta e com o melhor sabor das mangas. A mangueira é muito rústica, bem adaptada ao nosso clima/região e com poucos cuidados, o que viabiliza a exploração comercial. E como cito acima, existe mercado para frutas frescas, polpas congeladas, polpas líquidas para indústrias alimentícias, etc.
Diferente dos vinhedos que dependem de muita técnica, cuidados específicos e alto investimento na indústria de transformação (vinícolas).
Implantar projeto com espaço para processamento. Sala de despolpa, sala de embalagem,
armazenagem e expedição.
Plantar mangueiras em todas as divisas de propriedades com estradas vicinais, que poderão ser vendidas à coopoerativa ou mesmo serem colhidas por quem se interessar. Como em outros países com produtos como laranja, maçã, uva, tangerina, gerando uma boa renda para o trabalhador informal e temporário. Para proprietários de terras que queiram acompanhar o projeto e destinar alguns hectares para exploração comercial, estou à disposição para discutirmos o assunto.
Abaixo alguns artigos sobre a frutífera que podemos adotar como “nossa”.
- https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/87702249/brasil-bate-recorde-de-receita-e-exportacao-com-manga-produzida-no-nordeste#:~:text=Em%202023%2C%20a%20manga%20brasileira,Pernambuco%20(45%2C42%25)
- http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/sistema_producao/spmanga/mercado.htm
- https://www.revistadafruta.com.br/noticias-do-pomar/quais-as-frutas-mais-consumidas-no-brasil,440694.jhtml
- https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/noticias/arroz-doce-com-manga-o-prato-mais-desejado-no-verao-da-tailandia/